Dicas e orientações

Porque devo perder peso Antes da Cirurgia Bariátrica?

Escrito em 21/09/2019


A cirurgia bariátrica tem sido utilizada como tratamento para os obesos mórbidos e é uma intervenção eficaz e duradoura, uma vez que o tratamento clínico e nutricional não é suficiente para que estes pacientes alcancem os resultados necessários ou mantenham a perda de peso, caso ela ocorra. entretanto, a cirurgia bariátrica, isoladamente, não representa cura para a obesidade. A preparação pré-operatória do paciente envolve acompanhamento multidisciplinar.     A recomendação para a perda de peso pré-operatória tem sido estudada, pois está relacionada com a redução do tamanho do fígado, quantidade de gordura visceral, a apnéia obstrutiva do sono, o risco cardiovascular, a inflamação, o risco tromboembolítico e a redução da glicose no sangue. Além disso, reduz o risco da operação em pacientes obesos, minimizando a duração da operação e a possibilidade de complicações perioperatórias.

A perda de peso pré-operatória desempenha um papel fundamental na preparação de pacientes obesos com indicação de cirurgia bariátrica, e cada vez mais tem sido estudada. Ela permite uma melhora global do paciente, reduzindo o volume do fígado e a gordura abdominal, e com isso, a cirurgia é facilitada. Também promove uma melhoria do estado clínico do paciente, amenizando as comorbidades, assim como diminui risco de complicações.

Fonte: M.S.M.Araújo. Preoperative weight loss in patients undergoing gastric reduction through a Roux-en-Y gastrointestinal bypass: a literature review. Ciências Saúde. 2012