Dicas e orientações

Constipação intestinal ou "intestino preso"

Escrito em 12/05/2017


A constipação intestinal acomete cerca de 20% da população mundial e constitui um dos sintomas mais frequentes de procura ao médico. É mais comum em mulheres e idosos e se encontra entre as doenças funcionais do intestino.

É uma condição multifatorial, sendo na maioria das vezes decorrente da ingestão inadequada de fibras e água (constipação primária), porém também pode ser secundária a uma causa bem definida como doença endócrina (ex. hipotireoidismo), metabólica (ex. diabetes), neurológica (ex. doença de Parkinson) ou medicamentosa (ex. uso de neuroléptico).

A queixa do paciente como pode ser: fezes endurecidas, esforço excessivo no ato evacuatório, evacuações infrequentes ou sensação de evacuação incompleta.

É importante inicialmente excluirmos as causas secundárias e orientarmos nossos pacientes para a necessidade de uma dieta rica em fibras e de uma hidratação adequada. O manejo farmacológico pode incluir suplementação de fibras, laxativos osmóticos, emolientes e laxativos irritativos.

Dra Mônica Vieira Pacheco

Coloproctologista