Dicas e orientações

Obesidade é uma doença grave!

Escrito em 24/04/2017


A Obesidade é uma doença crônica, que piora ao longo dos anos, caso não seja tratada de forma adequada e continuamente. Não pode ser encarada apenas como um problema estético e sim uma doença grave, que aumenta a mortalidade e ainda predispõe a outras doenças como Diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado, doenças cardiovasculares, problemas articulares/artrose e até alguns tipos de câncer.

    A obesidade é considerada pela OMS (Organização Mundial a Saúde) como um dos maiores problema de saúde pública, devido ao grande número de pacientes que se encontram acima do peso. No Brasil mais de 50% da população está  acima de peso.

     São muitas as causas da obesidade. Em uma pessoa geneticamente predisposta, os maus hábitos alimentares e sedentarismo precipitarão o desenvolvimento da obesidade. Algumas disfunções endócrinas também podem levar ao desenvolvimento da obesidade. Por isso, na hora de pensar em perder peso, procure um endocrinologista.

    A obesidade é diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em Kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa

    Para uma certa parcela da população obesa, as tentativas de mudanças no estilo de vida ( dieta e atvidade física) culminam em fracassos recorrentes, particularmente nos casos mais graves onde o índice de massa corporal atinge valores superiores a 40 kg/m2. Além disso, as poucas opções farmacolóicas (medicamentos anti-obesidade) associado à reduzida qualidade de vida desses pacientes, se faz necessário a busca por um tratamento mais eficiente e duradouro em relação à perda de peso, sendo indicado para esses pacientes a Cirurgia Bariátrica.

Dra Camila Pitanga Salim – CRM-ES 7679

Endocrinologista/SBEM

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)