Dicas e orientações

Fisioterapia no Pós-operatório de Cirurgia Bariátrica

Escrito em 02/04/2017


Por se tratar de uma cirurgia abdominal alta, a cirurgia bariátrica apresenta risco de complicações pulmonares no período pós-operatório (CPP). Apesar de pouco frequentes, em torno de 5%, elas estão relacionadas a maiores índices de morbidade e mortalidade, bem como aumento no tempo de internação hospitalar.

As complicações pulmonares podem surgir devido a alterações da função pulmonar, comuns no pós-operatório de cirurgias bariátricas, devido à dor causada pela manipulação cirúrgica, prolongada restrição ao leito e efeitos da anestesia.

A fisioterapia tem sido apontada como um importante recurso para prevenção e tratamento desse tipo de complicação, por ajudar na eliminação de secreção pulmonar e melhora da ventilação pulmonar, devendo esta ser iniciada já no período pré-operatório, dando prosseguimento no período pós-operatório, durante a internação hospitalar.

Melhorar a respiração e prevenir complicações pulmonares: esses são os principais objetivos da fisioterapia na cirurgia bariátrica!


Marcela C Barbalho-Moulim, PHD

Fisioterapeuta