Publicado em 29/09/2019

Qual a diferença entre Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Metabólica?

CIRURGIA METABÓLICA X BARIÁTRICA – Na cirurgia metabólica ocorre o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença. Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, com as metas para contenção das doenças, como o diabetes e hipertensão, em segundo plano.

Publicado em 21/09/2019

Porque devo perder peso Antes da Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica tem sido utilizada como tratamento para os obesos mórbidos e é uma intervenção eficaz e duradoura, uma vez que o tratamento clínico e nutricional não é suficiente para que estes pacientes alcancem os resultados necessários ou mantenham a perda de peso, caso ela ocorra. entretanto, a cirurgia bariátrica, isoladamente, não representa cura para a obesidade. A preparação pré-operatória do paciente envolve acompanhamento multidisciplinar. A recomendação para a perda de peso pré-operatória tem sido estudada, pois está relacionada com a redução do tamanho do fígado, quantidade de gordura visceral, a apnéia obstrutiva do sono, o risco cardiovascular, a inflamação, o risco tromboembolítico e a redução da glicose no sangue. Além disso, reduz o risco da operação em pacientes obesos, minimizando a duração da operação e a possibilidade de complicações perioperatórias.

Publicado em 21/11/2018

A importância da consulta pré-anestésica

Esta consulta é valiosa e importantíssima. O anestesista irá avaliar as condições físicas do paciente para melhor selecionar o tipo de anestesia, sempre tendo em vista o procedimento cirúrgico. Deve investigar alergias, história prévia pessoal, e familiar, avaliar as vias aéreas, acessos vasculares, dentro outros. Irá avaliar os exames pré-operatórios, eventualmente solicitar outros e irá perguntar sobre oss seus antecedentes médicos e cirúrgicos. Eventualmente, poderá solicitar o parecer de outro especialista.

Publicado em 10/03/2018

Carteirinha do Paciente

Você já ouviu falar da Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico? A carteirinha foi criada para facilitar o atendimento adequado de pessoas que passaram por uma cirurgia bariátrica ou metabólica, principalmente em emergências ou em rotinas de diagnósticos. O objetivo é que o documento funcione como um mapa das mudanças promovidas no corpo do pacientes submetidos aos procedimentos.

Publicado em 25/10/2017

O uso de álcool por pacientes bariátricos

O uso de álcool por pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica não é recomendado, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Estudos tem mostrado que o uso de álcool por pacientes bariátricos que foram submetidos a cirurgia de Bypass gástrico tem absorção mais rápida e maior concentração de álcool no organismo, além de demorarem mais tempo para eliminar o álcool. Os pacientes bariátricos também têm maior risco de desenvolverem o Transtorno de Uso de Álcool, e por esse motivo, pacientes cursando com o transtorno são contraindicados para a realização da cirurgia. É fundamental a avaliação do psicólogo e/ou psiquiatra para rastreio adequado do transtorno de uso de álcool no período pré e pós-operatório, assim como a realização de psicoeducação em pacientes que irão se submeter a cirurgia, alertando sobre os riscos e prejuízos que o uso de álcool poderá trazer para a saúde e vida do paciente.

Publicado em 12/06/2017

Escolhendo a melhor cirurgia para o meu caso

Normalmante os pacientes podem escolhem o tipo de cirurgia bariátrica que desejam ser operados. Entretanto, o cirurgião e sua equipe discutirão com voce se sua escolha é a mais indicada e se existem resultados específicos em seus exames ou histórico de saúde os quais deverão favorer a um tipo de cirurgia específico.

Publicado em 12/05/2017

Constipação intestinal ou "intestino preso"

A constipação intestinal acomete cerca de 20% da população mundial e constitui um dos sintomas mais frequentes de procura ao médico. É mais comum em mulheres e idosos e se encontra entre as doenças funcionais do intestino.

Publicado em 24/04/2017

Obesidade é uma doença grave!

A Obesidade é uma doença crônica, que piora ao longo dos anos, caso não seja tratada de forma adequada e continuamente. Não pode ser encarada apenas como um problema estético e sim uma doença grave, que aumenta a mortalidade e ainda predispõe a outras doenças como Diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado, doenças cardiovasculares, problemas articulares/artrose e até alguns tipos de câncer.

Publicado em 19/04/2017

Benefícios da boa mastigação na cirurgia Bariátrica

A mastigação é uma das principais responsáveis pela boa digestão, pela sensação de saciedade e pela capacidade de aceitação dos alimentos após a cirurgia. Mastigar corretamente, proporciona um esvaziamento mais fácil do estômago evitando com isso os entalos e vômitos tão temidos após cirurgia bariátrica. A não aceitação dos alimentos mais fibrosos, como as carnes e verduras cruas, estão muito relacionados com uma mastigação deficiente, o que pode levar a deficiências nutricionais a longo prazo.

Publicado em 09/04/2017

O papel do endocrinologista na cirurgia bariátrica

O sucesso e o alcance dos objetivos na cirurgia bariátrica, depende grande parte de um bom preparo pré-operatório, planejado e orientado por uma equipe multiprofissional capacitada no acompanhamento de pacientes obesos e com conhecimento atualizado em cirurgia Bariátrica. Assim como o seguimento contínuo no pós-operatório pela equipe.

Publicado em 02/04/2017

Fisioterapia no Pós-operatório de Cirurgia Bariátrica

Por se tratar de uma cirurgia abdominal alta, a cirurgia bariátrica apresenta risco de complicações pulmonares no período pós-operatório (CPP). Apesar de pouco frequentes, em torno de 5%, elas estão relacionadas a maiores índices de morbidade e mortalidade, bem como aumento no tempo de internação hospitalar.

Publicado em 02/04/2017

Fisioterapia no Pré-operatório de Cirurgia Bariátrica

O papel da fisioterapia no pré-operatório de cirurgia bariátrica é de extrema importância para prevenção de complicações pulmonares que podem surgir no período pós-operatório, tais como a pneumonia e a atelectasia.

Publicado em 20/11/2016

Porque devo perder peso antes da cirurgia bariátrica?

É essencial reduzir o peso antes da cirurgia bariátrica por diversas razões. Esta perda de peso antes da cirurgia propicia que haja uma redução da gordura abdominal e diminuição do fígado. Quando uma pessoa segue uma dieta de baixas calorias por 2-3 semanas é possível perder de 5 a 10 kg e quando isso acontece torna-se mais fácil para o cirurgião para realizar a cirurgia. Como resultado, reduz o tempo da cirurgia e o risco de complicações. Como o estômago encontra-se sob o fígado, durante a cirurgia o fígado é levantado. Se o fígado é muito gorduroso (esteatótico), a operação pode até mesmo não ser realizada devido a rachaduras e sangramentos que podem ocorrer durante a manipulação do fígado. Se o peso é reduzido em 5-10 kg, dependendo do excesso de peso, o tamanho do fígado vai reduzir. Portanto, o risco de complicações devido a sangramento hepático diminui, e consequentemente a chance de sucesso da cirurgia aumenta.

Publicado em 16/10/2016

O que é a Síndrome de dumping?

A Síndrome de dumping é uma resposta fisiológica devida à presença de grandes quantidades de alimentos sólidos ou líquidos na porção proximal do intestino

Publicado em 12/10/2016

Check list antes da cirurgia

Checar todos os itens que não deverá esquecer de levar para a internação no dia da cirurgia. Levar todos os exames e avaliações realizados para a cirurgia; Levar os termos de consentimento cirúrgico; Levar os termos de consentimento anestésico; Respeitar o tempo de jejum orientado pelo cirurgião e anestesista; Separar objetos de uso pessoal, como escova de dentes, sabonete, toalhas, etc.