Cirurgia Robótica

Cirurgia Robótica



Chegou ao Hospital Meridional Cariacica o sistema Da Vinci®, único sistema robótico comercialmente  atualmente disponível que fornece ao cirurgião controle intuitivo, movimentos em escala e manipulação de tecidos delicados.

A utilização do robô da Vinci®, permite ao cirurgião operar confortavelmente, visualizando em 3-D as imagens cirúrgicas.

O cirurgião manipula os controles com as mãos e pulsos naturalmente posicionados em relação aos seus olhos.

O sistema traduz imediatamente os movimentos das mãos, pulsos e dedos do cirurgião, em movimentos precisos e em tempo real para as pinças cirúrgicas.

As duas plataformas disponíveis atualmente no Brasil são o sistema Si e o Xi. O cirurgião controla todos os movimentos dos braços e pinças robóticas. Esse sistema é chamado de “robotic surgical system da vinciXi”.


Esse sistema permite que o cirugião realize os movimentos com mais precisão. Elimina os tremores das mãos do cirurgião e amplia a imagem HD para ver os pequenos detalhes que é até difícil para o olho humano enxergar.

As cirurgias mais complexas podem ser realizadas por uma técnica minimamente invasiva (cortes menores) possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente.

Entretanto, nem todos os pacientes estão aptos e nem todas as cirurgias podem ser realizadas por essa técnica. Existem riscos como em qualquer procedimento cirúrgico!
É fundamental discutir com seu médico qual a melhor abordagem para o tratamento de seu problema.

A equipe ICADT está preparada para realizar estes procedimentos no Hospital Meridional.